Vender através de bancos de imagem é uma boa idéia?

Andei pesquisando sobre a venda de fotos pelos bancos de imagem.
Trabalhei no passado em uma empresa de publicidade e usávamos muito imagens destes bancos de imagem. Tínhamos pilhas de “enciclopédias” de imagens em que escolhíamos à vontade a que mais se encaixava no que estávamos elaborando.
Era uma pequena empresa e os clientes prezavam pelo baixo custo, não havia verba para contratação de fotógrafo e modelo exclusivo para a campanha.
Vi que estes bancos de imagem continuam existindo e cada vez mais, agora com a opção de baixar as imagens pela própria internet. Um porém é o valor baixíssimo das fotos. O retorno acaba sendo mesmo pelo volume de vendas e não por uma única foto vendida para um cliente.
A concorrência também é grande, mais de 3 milhões de fotos, a sua precisa se destacar de alguma forma na busca do cliente. Usar as tags de imagem corretamente e de forma inteligente, sem spam, é de extrema importância.
Ainda assim, é um mercado interessante para quem está começando. Vejo como uma oportunidade de não só mostrar o trabalho, mas também obter uma renda de incentivo!
Vejo como as meninas do scrap, que fazem kits lindíssimos, usando design gráficos, fotos still e o resultado final é vendido, em média, por US$4,00 o kit. O que não paga a hora de almoço de um dia, dos muitos dias de trabalho para obterem o resultado final. Mas o ganho esperado é pelo volume de vendas. Com um preço tão acessível, a previsão é de um maior volume de vendas, afinal, não machuca nenhum bolso. O grande obstáculo, em todos os sentidos, é a concorrência. 

Kit de Natal by Pati Araujo

Algumas opiniões de usuários:
 “Se tivesse que escolher um site para ser exclusivo, provavelmente seria o iStock. É sem duvida o que oferece mais vantagens para os fotografos exclusivos.”
“Se for mandar para varios acho que pelomenos os 4 maiores seriam importantes :
alem desses tem vaaarios outros, mais ai vai do tempo que você tem para investir nisso “

“Eu acho que o único que vale a pena ser exclusivo é o iStock mesmo, pois vende bem mais que os outros. Eles oferecem várias regalias para fotógrafos exclusivos (ex.: aprovações mais rápidas). O problema é que só dá para se tornar exclusivo quando se tem a partir de 250 downloads ou então mais de 50% de taxa de aprovação. A comissão varia de acordo com o número de downloads, e aumenta muito pouco no começo:
Comissão básica: 20%
Comissão para fotógrafos exclusivos:
- Bronze (>250 downloads): 20% + 5% = 25%
- Silver (>2500 downloads): 20% + 10% = 30%
- Gold (>10000 downloads): 20% + 15% = 35%
- Diamond (>25000 downloads): 20% + 20% = 40%”

“Eu acho mais vantajoso participar em vários sites no começo e depois ir avaliando ao longo do tempo se vale a pena virar exclusivo do iStock. Só vou pensar em me tornar exclusivo do iStock depois que eu me tornar gold (se eu chegar lá)...”
“Acho que vale a pena fazer os seguintes cadastros, nessa ordem: iStock, Shutterstock, Dreamstime, StockXpert e Fotolia. Os outros contribuem muito pouco nas vendas.”

Dica: alguns sites pedem informação do passaporte. Se você não tem um, tente enviar um documento de identidade, como a carteira de motorista. Há casos de usuários aceitos sem precisar gastar tempo e dinheiro para tirar um passaporte.

Eu acho uma forma interessante de venda, há quem discorde. 
Vou começar a fazer algumas fotos para tentar me cadastrar e ter uma opinião pessoal sobre o custo x benefício, vamos ver se consigo aprovação!

0 comentários:

Postar um comentário